É notícia no Cubatão Sinfonia

Músico Derico, do Programa do Jô, conhece o Projeto Cubatão Sinfonia


Na oportunidade, o Projeto foi presentado com um instrumento musical

Cinco adolescentes do Projeto Cubatão Sinfonia nem acreditaram quando conheceram de perto o músico Derico, saxofonista do Programa do Jô (TV Globo). O encontro aconteceu na última quinta-feira (8/2), no Shopping Praiamar, em Santos. O músico esteve na região fazendo um pocket show em uma ação promocional da Yahama, empresa de instrumentos musicais da qual é garoto propaganda. O evento se chama Play Now e sempre traz um grande nome da música para apresentações surpresa.


Derico se mostrou bastante descontraído: conversou com os meninos do Projeto sobre música, já que os adolescentes fazem aulas de instrumentos de sopro e são, assim como ele, apaixonados pelo som do saxofone; conheceu um pouco do trabalho realizado junto à comunidade da Cota 200, batendo papo com o maestro André Farias, regente da Orquestra Jovem do Cubatão Sinfonia e com o regente-assistente, Mirailton Fausto. “Fiquei feliz em conhecer essa turma. Qualquer tipo de manifestação artística que dá oportunidade para que as pessoas cresçam é importante, pois se torna uma opção de vida para crianças e adolescentes. A educação através da música acaba desenvolvendo o caráter, os relacionamentos, o respeito ao outro e a autoestima”, disse Derico, ao saber que mais de 150 jovens são atendidos pelo Cubatão Sinfonia, projeto que ganhou ano passado o selo da Unicef pela excelência dos resultados.


Após o encontro, os jovens conferiram a apresentação de Derico no piso superior do Shopping. Acompanhado pelo irmão e pianista Sérgio Sciotti, o músico trouxe canções de Elton John, Beatles, Phill Collins e muita MPB. Encantados com a técnica e o carisma do instrumentista, a apresentação serviu para trazer ânimo aos jovens. Derico é um profissional da mais alta qualidade e já dividiu o palco com os mais importantes cantores brasileiros, além de nomes internacionais como George Benson, Steve Morse e as bandas Jethro Tull e Deep Purple. Hoje, além de participar do sexteto do Jô, mantém o projeto Duo Sciotti, com o irmão. O Cubatão Sinfonia ainda foi presenteado pela Yamaha com um violão que, agora, fará parte dos instrumentos de estudo dos alunos. Derico e o irmão Sérgio fizeram questão de autografar o violão. Convidado para conhecer de perto o Cubatão Sinfonia, o músico se mostrou disposto: “Vamos combinar. Moro aqui perto, na capital, e terei o maior prazer em ver de perto um projeto musical que vem mudando a vida desses jovens”, comentou. O encontro e a doação do instrumento musical só foram possíveis graças à boa vontade da Yamaha através da ação de Valéria Gadioli, representante da marca, além do pessoal do Shopping Praiamar, Mariane Doconski (superintendente) e Roberta Riccioppo (gerente de marketing).

Novidades do Cubatão Sinfonia


O Cubatão Sinfonia começa 2012 com o nome de “Programa”. Antes, era apenas um Projeto que oferecia atividades socioculturais no contraturno escolar, ou seja, quando os jovens não estavam no colégio.


Mas a partir deste ano, torna- se Programa Cubatão Sinfonia, dando continuidade à formação musical dos alunos, abrindo caminho para a profissionalização. “Nosso objetivo é deixar esses jovens aptos a ingressarem nos grupos estáveis de Cubatão como a Sinfônica, Banda Marcial e Coral Zanzalá, por exemplo”, afirma Leandro Sampaio, coord. geral do Cubatão Sinfonia. Vale lembrar que desde o ano passado, o Cubatão Sinfonia tem o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do Programa junto à criança e ao adolescente. O Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2922 projetos de todo o país.


O selo já abriu caminhos e nos últimos dias de 2011, um dos patrocinadores, a empresa Anglo American-Copebrás, resolveu manter a parceria. Já a Ecovias abraçou a causa, apoiando financeiramente a ação. Com isso, o Cubatão Sinfonia conseguiu captar 30% do valor total autorizado pelo Ministério da Cultural (MinC). “Continuamos de portas abertas a outras empresas interessadas em patrocinar nosso sonho musical”, diz Leandro.


O coordenador afirma, ainda, que tudo isso só foi possível através de toda articulação realizada pela Prefeitura de Cubatão. Criado para atender jovens de bairros de vulnerabilidade social como as Cotas e outros locais próximos, o Cubatão Sinfonia ensina música e coral desde 2007. Em todo o esse tempo, acolheu mais de 800 crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Atualmente tem 170 cadastrados que, além das aulas, compões os grupos de câmara, Fanfarra da Escola Maria Helena Duarte e Orquestra Jovem.

Alunos do Cubatão Sinfonia recebem visita do Papai Noel


Em clima de muita festa e alegria, os alunos do Cubatão Sinfonia tiveram uma festa de Natal regada à muita música. A sede do Projeto, no Shopping da Comunidade, serviu de palco para as apresentações que reuniram grupos de câmara e o pessoal do coral.

Cubatão Sinfonia agora tem selo da Unicef


Certificação é o reconhecimento internacional da seriedade e importância social do projeto, que atende 140 moradores de áreas de vulnerabilidade social de Cubatão

O Cubatão Sinfonia é o primeiro Projeto da cidade a receber o selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Unicef. A certificação foi confirmada durante o anúncio do prêmio Itaú Cultural-Unicef, na capital. O projeto cubatense, instalado na Cota 200, atende atualmente 140 crianças e adolescentes, moradores das Cotas e de outros núcleos de vulnerabilidade social do município.

A certificação garante o selo de qualidade da Unicef, chancelando o Cubatão Sinfonia pela seriedade do trabalho e por fazer a diferença na vida dos jovens atendidos. Para receber a premiação, o Sinfonia passou por duas peneiras: na primeira, classificou-se entre 2.922 projetos de todo o Brasil; em uma segunda fase, foi selecionado entre 444 projetos paulistas; e, finalmente, foi premiado entre as 20 ações socioculturais semifinalistas, de acordo com as regras estabelecidas pelo Instituto Itaú-Cultural. A partir de agora, o Sinfonia pode utilizar o selo da Unicef em todos os materiais de divulgação.

O coordenador geral do Cubatão Sinfonia, Leandro Sampaio, participou de uma reunião com representantes da Unicef e da Itaú. De acordo com ele, chegar à semifinal já foi uma vitória: “No início, o selo parece apenas um prêmio de consolação. Mas após conhecer outras ONGs e associações, percebemos que fomos vencedores, pois esta é a primeira vez que concorremos, conseguindo a classificação. Isso é muito difícil. Muitos projetos participam da seleção há cinco, seis edições. Essa premiação nos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou. O projeto atende os alunos no contraturno escolar, ou seja, os jovens participam das atividades de música, canto coral e grupo cênico, no período oposto ao das aulas no colégio. O Sinfonia proporciona o contato com a Arte e a socialização entre a meninada. Criado em 2007 pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão, é mantido através da ajuda financeira da iniciativa privada. Este ano, a empresa Anglo American-Copebrás é que patrocina esse sonho musical, além do apoio da Ecopátio, Posto Pólo e Engebasa.

O Cubatão Sinfonia funciona em uma sede própria, dentro do Shopping da Comunidade, na Cota 200, e tem a Escola Estadual “Maria Helena Duarte Caetano” como parceira, pois algumas atividades musicais são desenvolvidas ali. A diretora do colégio, Rita de Cássia Cardozo, participou da reunião no Itaú-Cultural e ficou entusiasmada com o prêmio, pois a escola parceira também recebe o selo da Unicef.

MUDANÇAS À VISTA | O prêmio traz uma mudança significativa ao Projeto, pois o selo de qualificação internacional é comparado a uma certificação ISO 9000. “Muitos dirigentes e coordenadores de ONGs que receberam o selo em outras edições afirmaram que a ação os aproximou de novos patrocinadores, além de gerar um olhar diferente das autoridades locais e estrangeiras. “Teve uma associação que, por conta da certificação, recebeu apoio do Consulado do Japão. Com a verba, construiu uma sede própria e mobiliou o projeto com todas as necessidades satisfeitas”, afirmou Leandro Sampaio. Ano que vem, os coordenadores do Cubatão Sinfonia participam de um curso de gestão em projetos sociais, podendo melhorar as ações realizadas dentrodo próprio Projeto. Além disso, o Grupo deve ser convidado,a participar de vários eventos da Unicef e do Itaú. O selo de reconhecimento da Unicef é como uma chave: “Tenho certeza de que ela nos abrirá muitas portas”, disse Leandro, sonhando com a continuidade do Projeto por muitos e muitos anos.

CUBATÃO SINFONIA É 1º LUGAR NO FESTIVAL DA CIDADANIA DE SÃO VICENTE


Os jovens alunos do Projeto Cubatão Sinfonia encantaram a todos que prestigiaram a 1º Feira Cultural e Artística dos Bairros Cota. A Orquestra JOvem se apresentou no último dia 17/9, em plena Praça do bairro da Fabril, próximo ao Pinheiro do Miranda. As crianças e adolescentes do Cubatão Sinfonia mostraram todo seu talento através de um concerto cheio de Música Clássica e Popular. A cada canção, os meninos e meninas eram aplaudidos em pé pela platéia, grande maioria formada por moradores dos bairros próximos.

O Projeto Cubatão Sinfonia participa pela terceira vez consecutiva do Festival da Cidadania de São Vicente e obtém muito bons resultados. A Orquestra Jovem foi premiada com o 1º lugar na categoria Música Jovem. Já o Grupo "Percussão e Evolução - Cubatão Sinfonia", foi classificado em 2º lugar no segmento Música Infantil. Os resultados são o reflexo do trabalho sério realizado no Projeto que atualmente atende 140 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, moradores das Cotas e de outros bairros próximos. A premiação trouxe muita alegria e novo fôlego aos jovens que se dedicam de duas a três vezes por semana nas aulas e ensaios de música, canto coral e grupo cênico.

Com o tema "Mais que vencedores", o VII Festival da Cidadania de São Vicente aconteceu dias 14 e 15/10 no Centro de Convenções da Mata Atlântica. Os Grupos classificados em 1º lugar garantiram vaga para a edição 2012 do Festival. O objetivo do encontro é revelar tanlentos, permitir a troca de experiências e valorizar projetos socioculturais realizados em várias cidades da Baixada Santista.

Jovens do Cubatão Sinfonia se apresentam na 1º Feira Cultural e Artística das Cotas


Os jovens alunos do Projeto Cubatão Sinfonia encantaram a todos que prestigiaram a 1º Feira Cultural e Artística dos Bairros Cota. A Orquestra JOvem se apresentou no último dia 17/9, em plena Praça do bairro da Fabril, próximo ao Pinheiro do Miranda. As crianças e adolescentes do Cubatão Sinfonia mostraram todo seu talento através de um concerto cheio de Música Clássica e Popular. A cada canção, os meninos e meninas eram aplaudidos em pé pela platéia, grande maioria formada por moradores dos bairros próximos.

A 1ª Feira Cultural e Artística dos Bairros Cota é uma iniciativa da comunidade que participa das ações de sustentabilidade e desenvolvimento local promovidas pela CDHU, no Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. O objetivo da Feira é promover intervenções artísticas nos espaços urbanizados e de processos de geração de renda que valorizam a cultura e as potencialidades locais.

Na Feira, além das barracas de artesanato, doces e salgados, haverá intervenções de arte urbana, exposição de arte e fotografias, oficinas de pintura em estêncil e mosaico, programação de rádio comunitária, apresentação de vídeos, capoeira, shows musicais, dança, poesia e cinema. Toda a programação é uma demonstração de compromisso com práticas da economia solidária, com a cultura e a história locais e com a preservação e sustentabilidade da Serra do Mar.

O evento é uma realização dos parceiros responsáveis pelo Programa Serra do Mar: Secretarias de Estado da Habitação e do Meio Ambiente e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Conta com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e de Cidadania e Inclusão Social de Cubatão, da Petrobras/Transpetro e do Consulado da Mulher (Consul), entre outros.

Audição da Primavera: o belo som que surge do Cubatão Sinfonia


Mais de 100 alunos do Projeto Cubatão Sinfonia se revezaram em apresentações na chamada "Audição da Primavera", que reuniu diversos grupos musicais do projeto. As apresentações aconteceram nos dias 21 e 23/9, no período da tarde, na própria Sede do Projeto, na Cota 200. A audição funciona como uma apresentação artística para a comunidade, que é convidada a participar dos concertos, e ao mesmo, serve de momentos de avaliação, onde os monitores podem analisar o desempenhos individual e em grupo dos alunos. Com repertório bastante eclético, que inclui Música Erudita e Popular, os jovens do Cubatão Sinfonia movimentaram as salas e corredores do Shopping da Comunidade, local onde acontecem as aulas do Projeto.

Projeto Cubatão Sinfonia realiza apresentação especial no CAMP de São Vicente.


Os integrantes da Orquestra do Cubatão Sinfonia rechearam de alegria a tarde de jovens do Cenro de Aprendizem Metódica e Prática, o CAMP de São Vicente. Ao som de muita música clássica e também popular, os adolescentes do Projeto realizaram uma apresentação especial, despertando o interesse em muitos dos alunos do CAMP. A ideia de percorrer diferentes locais, realizando concertos gratuitos, tem como objetivo divulgar o trabalho sociocultural desenvolvido na Cota 200, convidando os jovens a aprender música. No fim da apresentação, a Orquestra Jovem foi aplaudida em pé pelos alunos do CAMP.

Cubatão Sinfonia recebe camisetas da NM Engenharia


As mãos estendidas dos patrocinadores e apoiadores são sempre bem vindas! O Projeto Cubatão Sinfonia continua o segundo semestre de atividades em 2011 com uma novidade: a criançada recebeu novos uniformes. A NM Engenharia doou 200 camisetas coloridas com as logomarcas e palavras de indentificação do Projeto. A entrega foi realizada na pessoa do engenheiro Aldo. O Cubatão Sinfonia segue o padrão de grandes projetos socioculturais, que não dispensam o uniforme para identificação de seus participantes. É uma maneira de demonstrar aos jovens que todos são importantes no andamento do Projeto. Interessante dizer, ainda, que o Programa conta neste 2º semestre de 2011, com o apoio institucional da Engebasa.

Durante uma semana, os alunos participaram de oficinas, atividades de lazer e apresentações para a comunidade.


A Orquestra Jovem do Cubatão Sinfonia encantou a comunidade nesta sexta-feira (8/7), com um concerto especial, cheio de canções populares e clássicas. A apresentação fechou a programação do 3º Festival Música na Serra, que tem por objetivo oferecer atividades ligadas à música para os alunos, e ao mesmo tempo, divulgar as ações do Projeto junto aos moradores dos bairros Cota.

Importantes, também, foram as apresentações dos jovens músicos durante os dias de Festival. Houve aula coletiva de sopros, flauta transversal, saxofone, percussão, além de várias audições onde os monitores analisaram o crescimento técnico desses estudantes, tudo aberto à comunidade. As atividades aconteceram na sede do Projeto, situada na avenida principal da Cota 200, dentro do Shopping da Comunidade e os vídeos foram exibidos no pátio da Escola Estadual Maria Helena Duarte Caetano. O Projeto Cubatão Sinfonia foi criado em 2007 para atender moradores dos bairros Cota. Instalado no Shopping da Comunidade, na Cota 200, atende hoje 140 jovens e adultos em aulas de música (instrumentos de sopro, cordas e percussão), canto coral e grupo cênico. É mantido através do patrocínio. Este ano, a Anglo American-Copebrás e Ecopátio, mantém vivo esse sonho musical/

Importantes, também, foram as apresentações dos jovens músicos durante os dias de Festival. Houve aula coletiva de sopros, flauta transversal, saxofone, percussão, além de várias audições onde os monitores analisaram o crescimento técnico desses estudantes, tudo aberto à comunidade. As atividades aconteceram na sede do Projeto, situada na avenida principal da Cota 200, dentro do Shopping da Comunidade e os vídeos foram exibidos no pátio da Escola Estadual Maria Helena Duarte Caetano. O Projeto Cubatão Sinfonia foi criado em 2007 para atender moradores dos bairros Cota. Instalado no Shopping da Comunidade, na Cota 200, atende hoje 140 jovens e adultos em aulas de música (instrumentos de sopro, cordas e percussão), canto coral e grupo cênico. É mantido através do patrocínio. Este ano, a Anglo American-Copebrás e Ecopátio, mantém vivo esse sonho musical,além do apoio da Prefeitura de Cubatão e Grupo NM. Outras informações sobre o Projeto estão disponíveis no www.cubataosinfonia.org.br . . .


Texto: Morgana Monteiro

Foto: Rodrigo Fernandes

Capacitação para monitores e equipe técnica


Os jovens do Cubatão Sinfonia estavam em férias mas a equipe por trás da cena, não! O início de fevereiro foi marcado por aulas de capacitação para os monitores e equipe técnica. O objetivo desse encontro foi a integração e aplicação das novas normas que vão transformar o "Projeto" CUbatão Sinfonia em "Programa", garantindo a continuidade das atividades a longo prazo. Durante o encontro houve a projeção de vídeos referentes à inclusão social, onde os participantes puderam refletir sobre essa tualidade e discutir possíveis ações de enfrentamento à essa realidade. Os monitores ainda realizaram dinâmicas em grupo, aprendendo técnicas para melhorar a receptividade da equipe, ações que poderão ser incluídas até mesmo dentro da sala de aula. .

Em um segundo momento, os participantes pensaram à frente, projetando atividades que deverão fazer parte do Projeto neste primeiro semestre. Vários procedimentos pedagógicos padrão foram explanados e discutidos amplamente com a equipe, bem como sua real aplicação junto aos alunos. O grupo também sinalizou positivamente no sentido de elaborar ações em parceria com a comunidade local, atividades essas que servirão para aproximar ainda mais o Projeto dos moradores das Cotas e bairros próximos. As oficinas com monitores e equipe técnica aconteceu na Escola Estadual Maria Helena Duarte Caetano.


Texto: Morgana Monteiro

Projeto Cubatão Sinfonia se apresenta na Usiminas


Trabalhadores da Usiminas receberam um presente antecipado de natal dia 17/12. Bem na hora do almoço, música clássica de qualidade. Centenas de trabalhadores e operários puderam contemplar o belo trabalho social realizado junto aos jovens dos bairros Cota. A curta apresentação que uniu sensibilidade e energia alegrou o ambiente e divulgou o trabalho patrocinado em 2010 pela Usiminas.


Texto: Morgana Monteiro

Diretora do Instituto Cultural Usiminas elogia Projeto Cubatão Sinfonia


A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Mariana Martins, chegou de Belo Horizonte (MG) e teve uma bela surpresa ao chegar a Cubatão. Ela teve a oportunidade de acompanhar, pela primeira vez, um concerto musical do Projeto Cubatão Sinfonia, apoiado pelo Instituto e patrocinado pela Usiminas. Emocionada, Mariana falou sobre a importância dos projetos socioculturais e a diferença que essas ações proporcionam à vida dos que são atendidos por eles. Destacou que o Instituto se sente honrado em apoiar o Cubatão Sinfonia que, visivelmente, já tem frutos.

Mariana Martins recebeu das mãos de um dos alunos do Projeto, um pequeno troféu com o símbolo (logo) do Cubatão Sinfonia e agradeceu a iniciativa e o convite: “Fico emocionada em ver que a Arte é capaz de mudar a vida das pessoas”, afirmou. Mariana pôde, também, conhecer um pouco mais do Programa através de um documentária exibido na oportunidade, que retratou, em 18 minutos de produção, todo o doce trabalho realizado no Programa instalado na Cota 200.


Texto: Morgana Monteiro

Cubatão Sinfonia participa do Simpósio Construindo a Sustentabilidade

Um grupo de alunos que têm se destacado dentro do Projeto Cubatão Sinfonia mostrou todo o seu talento no Simpósio “Construindo a Sustentabilidade”, que aconteceu dia 16/12 no Bloco Cultural da cidade. O trio de saxofones do Projeto encantou a todos.


A apresentação aconteceu entre as discussões do encontro, organizado pela Prefeitura, que teve por objetivo falar sobre as conquistas da Agenda 21 do Município e, ao mesmo tempo, estabelecer estratégias para se chegar às metas previstas para 2020 pelo documento, lançado em 2006. Vale lembrar que o Cubatão Sinfonia, enquanto projeto sociocultural, está incluído na agenda 21, sendo tratado como prioridade no campo da Educação através da Arte.


O Coordenador Artístico do Projeto, Eder Crispim, aproveitou a oportunidade para homenagear um dos apoiadores do Programa: a Ecopátio. Um representante da empresa recebeu um pequeno troféu, em forma do símbolo do Projeto.


Texto: Morgana Monteiro

Representante da empresa patrocinadora visita o Cubatão Sinfonia

No segundo dia de Concerto de Natal na E.E. Maria Helena Duarte, os jovens do Projeto Cubatão Sinfonia receberam a visita especial de uma representante da empresa Usiminas, patrocinadora do projeto. Patrícia Limeres Pires, analista de Marketing Cultural da Usiminas, acompanhou o concerto dos grupos de sopro, percussão, cordas e camerata de violões. Emocionada, Patrícia Limeres tirou muitas fotos das crianças, imagens que poderão ser incluídas no site da fábrica e em outras publicações.


Ainda pela manhã, a representante da Usiminas visitou a sede do Projeto Cubatão Sinfonia, que leva a marca da empresa estampada no banner da placa de entrada, banners e camisetas. Patrícia Limeres conheceu cada cantinho do Shopping da Comunidade e verificou as instalações oferecidas aos alunos, bem como os instrumentos musicais cedidos pelo Projeto à meninada e ficou encantada com a vista do prédio, que dá pra contemplar as vias Anchieta e Imigrantes, além de grande parte da cidade de Cubatão.


Cubatão Sinfonia lota pátio de escola na Cota 200

Apresentações de natal aconteceram nesta sexta (10/12) e quinta-feiras (9/12), reunindo mais de 100 jovens artistas

A emoção de acompanhar, pela primeira vez, o concerto de uma Orquestra Jovem. Para muitos moradores das Cotas, conferir o espetáculo de fim de ano do Projeto Cubatão Sinfonia foi um presente antecipado de natal. “Eu amo esse lugar porque além dos amigos, temos essa orquestra maravilhosa tocando pra nós”, disse, emocionada, dona Maria de Lourdes Santana, moradora do bairro, logo após a apresentação desta quinta-feira (9/12) no pátio da Escola Estadual Maria Helena Duarte Caetano, na cota 200.


Boa parte da noite foi regada à boa música clássica executada pela Orquestra Jovem e Coral do Projeto. Melodias como “Jesus Alegria dos Homens”, “Boas Festas” e canções gospel fizeram parte do repertório. No encerramento do espetáculo, alunos e plateia entoaram, juntos, a canção “Noite Feliz”. Quem esteve no espaço pode acompanhar, também, a exibição do documentário sobre o Projeto, realizado por alunos da Unimonte, com 17 minutos de duração.

Pátio lotado – as atividades continuaram nesta sexta-feira (10/12), no mesmo local. Desta vez, centenas de crianças, que ainda estão em aulas no colégio, se encantaram com a apresentação dos Grupos Cênico, de Sopros e Percussão e Camerata de Violões de Cubatão Sinfonia. Com uma programação basicamente formada por temas natalinos, foi possível ver a alegria nos olhos de quem acompanhava o concerto pela primeira vez e a felicidade no rosto de alunos e professores, que concluem mais um ano de atividades e crescimento na área cultural.

O Projeto Cubatão Sinfonia foi criado em 2007 pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica com o objetivo de oferecer aulas gratuitas de música e canto coral para moradores dos bairros Cota, especialmente jovens matriculados regularmente na escola. O Projeto fez tanto sucesso que atualmente até os pais dos estudantes participam das atividades. O Cubatão Sinfonia atende mais de 140 crianças, adolescentes, jovens e adultos moradores não só da Cota 200, mas de outros bairros próximos como Água Fria, Pinheiro do Miranda e Fabril. Tem o patrocínio da empresa Usiminas e apoio da Prefeitura de Cubatão, Posto Pólo, Engebasa e Ecopátio. Outras informações podem ser obtidas no www.cubataosinfonia.org.br .

Maratona de apresentações – os jovens do Cubatão Sinfonia também realizam concertos musicais dia 15/12 às 18h no Teatro do Kaos, dia 16/12 às 10h durante o Simpósio “Construindo a sustentabilidade”, sobre os avanços da Agenda – à qual o Projeto está inserido, no Bloco Cultural. Dia 17/12, Orquestra Jovem oferece um presente de natal saboroso, bem na hora do almoço, para os funcionários da Usiminas. A apresentação será no refeitório da empresa às 12h.


Orquestra Jovem do Cubatão Sinfonia emociona em Concerto de Natal

Apresentação aconteceu no Teatro do Kaos (15/12). Foi exibido o documentário sobre o Projeto

Os jovens músicos do Projeto Cubatão Sinfonia simplesmente encantaram no Concerto de Natal realizado nesta quarta-feira (15/12) no Teatro do Kaos. Orquestra Jovem e Coral apresentaram um repertório especial, cheio de canções natalinas e temas de filmes como “Forrest Gump” e “A Bela e a Fera” (Somewhere out there). O concerto emocionou a plateia, que teve presenças especiais de Welington Borges, secretário de Cultura de Cubatão e Mariana Martins, diretora do Instituto Cultural Usiminas, um dos apoiadores do Projeto.


Para os jovens músicos, a oportunidade de se apresentar em um teatro representa a continuidade do sonho de se tornar um profissional da Arte. Um exemplo disso é Jefferson Tidra, de 11 anos. Há apenas dois meses integrando o Cubatão Sinfonia, o menino está feliz vida: já participa da Orquestra, tocando flauta transversal. Nesta quarta-feira, outros 40 jovens também puderam mostrar a todo o público, o resultado de mais esse ano de trabalho..


Momento especial aconteceu durante a exibição do documentário “Projeto Audiovisual Cubatão Sinfonia”, elaborado por estudantes do Curso de Comunicação da Unimonte. O vídeo teve duração de 18 minutos e mostrou, de maneira bastante sensível, a história de vida dos alunos e a construção do Projeto sociocultural instalado na Cota 200.


O Concerto também despertou discursos emocionados como do Coordenador Artístico do Projeto, Eder Crispim, que ressaltou a importância social do Cubatão Sinfonia para as crianças moradoras das Cotas e outros bairros próximos, já que ali não contam com nenhum tipo de atividade nem espaço de lazer. Já o secretário de Cultura de Cubatão, Welington Borges, falou sobre a inclusão do Projeto na vida cultural da cidade.


A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Mariana Martins, disse estar muito feliz de poder acompanhar o concerto. Depois de viagem longa - já que está instalada em Belo Horizonte (MG) – ela se disse bastante à vontade para curtir a apresentação: “A Usiminas se orgulha em apoiar projetos que mudem a vida das pessoas para melhor, como esse”, disse.


.Em busca de patrocinadores – o Projeto agora está em busca de novos apoiadores que queiram continuar patrocinando esse sonho. O Cubatão Sinfonia tem a chancela da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o que permite que empresas patrocinem as atividades através de cotas. Neste ano de 2010, contou com o patrocínio da Usiminas e apoio das empresas Ecopátio, Posto Pólo e Engebasa.


O Projeto sociocultural foi criado em 2007 pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão e hoje atende mais de 150 jovens e adultos dos bairros Cota, Grotão, Pinheiro do Miranda, Fabril e Água Fria com aulas gratuitas de música, canto coral e grupo cênico. Instalado na principal avenida da Cota 200, ocupando várias salas dentro do Shopping da Comunidade, o Programa pretende ampliar o número de atendimentos ano que vem, passando a abrigar pelos menos 250 alunos. Todas as informações sobre o Projeto estão no site www.cubataosinfonia.org.br .


Texto: Morgana Monteiro

Cubatão Sinfonia é tema de tese de universitários

Foram várias visitas a um estúdio profissional de gravação, em Santos. Pela primeira vez, os jovens do Projeto Cubatão Sinfonia, de Cubatão, gravaram, em alta qualidade, o som que sai de seus instrumentos musicais e puderam ouvir a arte que fazem. As tardes a fio gravando os fragmentos da 9º Sinfonia de Beethoven fizeram parte do capricho dos estudantes do curso de Jornalismo do Centro Universitário Monte Serrat, a Unimonte. Eles produziram um documentário e um videoclipe sobre o Cubatão Sinfonia. Essa será a Tese de conclusão do curso (TCC), passaporte para que os estudantes consigam a graduação na área.


Adotar o Cubatão Sinfonia como tema de um TCC foi uma ideia comum entre os jovens Letícia Sonnewend, Carolina Pierre, Kamila Vitorino e Leonardo Valentim, todos de 21 anos. Os jovens costumam dizer que o Projeto "caiu como uma luva", pois o objetivo era defender uma tese que tivesse um conceito cultural e para eles, nada melhor do que mostrar essa arte através dos jovens. "O Projeto Cubatão Sinfonia é um espelho de muitos desejos do ser humano, pois mostra ações que fazem a diferença na vida desses jovens. A música leva essas crianças a uma realidade incompreendida pela maioria da população que mora em comunidades carentes", afirma Carolina Pierre.


Os universitários acompanharam os estudantes do Projeto por quase quatro meses durante as aulas, ensaios, momentos de descontração dos adolescentes e várias apresentações. De acordo com os universitários, os professores orientadores do TCC, Raquel Pellegrini e Christian de Godoi, gostaram bastante da escolha do Cubatão Sinfonia como tema, sugeriram muita coisa, abraçando a ideia.


Com esse trabalho, os jovens Letícia, Kamila, Carolina e Leonardo pretendem oferecer um suporte audiovisual para Cubatão Sinfonia, permitindo que a direção do Projeto utilize o documentário e videoclipe institucionalmente, já que a intenção do TCC é mostrar como um projeto sociocultural como esse, considerado inusitado por muitos, pode dar certo e de que maneira a música transforma a vida das pessoas. "O documentário não é apenas informativo. É feito pelos próprios alunos, monitores, pais, através dos universos que vivem e como a ferramenta da música atua na vida deles. Mostramos a nossa visão sobre tudo que captamos", completa Letícia Sonnewend, responsável pelo contato com a Coordenação do Cubatão Sinfonia. A tese será apresentada no início de dezembro e os alunos esperam ansiosos pela análise da Banca Examinadora.


Mexendo com o coração dos jovens - os estudantes contaram que a primeira vez que visitaram o Cubatão Sinfonia, sentiram um aperto no coração. Muitos estavam no bairro Cota, cravado no coração da Serra do Mar, pela primeira vez. Para eles, foi muito bonito ver a música tocando a alma daquelas crianças. Os jovens entenderam que fazer parte de um projeto social é muito mais do que apenas um trabalho, um ofício, passa a fazer parte da vida de quem ensina e de quem aprende. "Eu percebi que o projeto é uma segunda casa para essas crianças. Lá, além de tocarem um instrumento musical, elas aprendem a ter disciplina, respeito, pontualidade e responsabilidade. O que mais chamou a atenção foi o respeito e o carinho mútuo, o que mostra que o Cubatão Sinfonia além de tudo é um espaço onde as pessoas se sentem felizes e realizadas", completou um dos universitários.


Texto: Morgana Monteiro


Cubatão Sinfonia participa do VI Festival da Cidadania de São Vicente

Uma oportunidade para que jovens de toda a região, participantes de projeto socioculturais se encontrem e troquem experiências: assim é o festival da Cidadania de São Vicente que entra na 6º edição. E este ano, os alunos do Projeto Cubatão Sinfonia são convidados de honra na cerimônia de abertura do Festival. A Orquestra Jovem e o Grupo de Sopros e Percussão se apresenta nesta sexta-feira (5/11) às 14h no Centro de Convenções de São Vicente.


Esta será mais uma oportunidade para que os jovens cubatenses mostrem todo seu talento e esforço. Ano passado, a Orquestra Jovem do Cubatão Sinfonia conquistou o 1º lugar na categoria juvenil do Festival. Este ano, mais de 60 crianças e adolescentes sobem ao palco para apresentar um repertório eclético, que vai do clássico ao popular.


O objetivo do Festival da Cidadania é integrar jovens que participam de programas culturais e sociais, promovendo, além das apresentações, oficinas de música e dança. Cerca de 700 crianças e adolescentes de toda a Baixada Santista devem se apresentar nos três dias de Encontro.


Texto: Morgana Monteiro

Orquestra Jovem participa do Programa "Ver, Ouvir e Falar"

Os jovens do Programa sociocultural Cubatão Sinfonia participaram no dia 13/10 da gravação do Programa "Ver, Ouvir re Falar" na TV Santa Cecília. O Programa discute os assuntos relativos ao otidiano da cidade de santos e região da Baixada. Traz entrevistas com convidados possibilitando a participação do telespectador.


Conduzidos pelo maestro André Farias, os adolescentes da Orquestra de Cordas e Sopros, mostraram todo o doce ofício realizado no Programa desde que foi iniciado, em 2007. Participar de Programas que divulguem o trabalho do Projeto é sempre uma ação bem vinda, pois além de valorizar a criançada, abre oportunidade para que toda a comunidade da Baixada Santista possa colaborar.


O Programa "Ver, Ouvir e Falar" vai ao ar aos sábados às 12h30, com reapresentação nas terças-feiras às 14h30 na TV Santa Cecília.


Texto: Morgana Monteiro

Alunos do Cubatão Sinfonia se apresentam em Escola da Cota 200

Mais de 100 jovens que participam do projeto Cubatão Sinfonia realizaram concerto musical na Escola estadual Maria Helena Duarte, na Cota 200 no dia 22/10. A apresentação é para homenagear professores e estudantes, juntando em uma só comemoração, uma lembrança ao Dia do Professor e Dia das Crianças.


Participaram deste concerto o Coral Infantil, a Camerata de Violões, Grupo de Sopros e Percussão e a Fanfarra do Cubatão Sinfonia. Com um repertório bastante eclético, que vai da música erudita à MPB, os jovens mostraram o resultado do trabalho sério que realizam desde o início do ano, através de ensaios quase diários.


E para quem mora na Cota 200 e gosta de apreciar boa música, teve outra oportunidade de acompanhar o trabalho desses meninos e meninas. Dia 23/10 os estudantes realizaram uma audição interna no projeto. O objetivo é avaliar o conhecimento e a aprendizagem desses jovens músicos. Após a audição, o pessoal participou de uma confraternização que contou com a ajuda de comerciantes da cidade que doaram alimentos (Perdigão, Buffet Vovó Mafalda).


Texto: Morgana Monteiro

Cubatão Sinfonia realiza Concerto na 9º Festa do Caminhoneiro

Jovens do projeto sociocultural Cubatão Sinfonia honraram um encontro marcado com a arte no dia 15/9. A Orquestra Jovem se apresentou no encerramento da 9ª Festa do Caminhoneiro. O evento foi realizado no Ecopátio, local de apoio a empresas e caminhoneiros que utilizam o Porto de Santos. No último dia de festa passaram por ali cerca de cinco mil pessoas, segundo a organização do evento.


Com um repertório eclético, que vai de canções clássicas a Música Popular Brasileira, as crianças e adolescentes do Cubatão Sinfonia encantaram com sua arte e puderam divulgar o trabalho realizado. Hoje, o programa atende cerca de 140 moradores das Cotas e outros bairros próximos. Contando com patrocínio da Usiminas, Ecopátio e Posto Polo, a ideia é levar música e cidadania a essas crianças e adolescentes.


Texto: Morgana Monteiro

Vida Nova ao Programa Cubatão Sinfonia

Por cada espaço que caminhamos, é possível escutar um som diferente. Na sala de número 1, a monitora Patrícia Antunes dá aulas de violão. Atentos, os alunos acompanham todas as dicas. Ricardo Carvalho, 5 anos, é um deles. Conta que começou a aprender violão há pouco tempo. Tímido, é através da música que o jovem se comunica melhor. "Já faço aulas de viola sinfônica e trompa e agora, violão. Adoro estar aqui!", afirma, orgulhoso. Ricardo é um dos adolescentes que participa do Cubatão Sinfonia, Programa sóciocultural que leva música e cidadania a jovens moradores dos bairros Cotas.


O Projeto conta com apoio financeiro da iniciativa privada, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Até o meio deste ano o Grupo sofria com a incerteza da falta de um patrocinador. Mas essa história mudou: a Usiminas passou a apoiar o sonho desses jovens. O investimento será suficiente para o pagamento, até o fim do ano, dos15 monitores que ministram as oficinas. "É muito importante essa parceria com as fábricas da cidade porque vemos que elas reconhecem o trabalho sério que realizamos", afirmou Éder Crispim, coordenador do projeto.


Outras empresas também demonstraram interesse em manter o Programa, como o Posto Polo. Essa verba, por exemplo, será usada para o quitar o aluguel do prédio onde funciona o Programa. É com recursos como esses que o projeto poderá ampliar ainda mais o número de alunos atendidos, além da compra de instrumentos, uniformes e outros equipamentos. Pessoas físicas também têm colaborado: "Já recebemos doações de computadores, material de escritório, didático e de papelaria. Toda ajuda é bem vinda", garante Crispim.


De uma simples escola livre de música, o Programa se tornou referência no bairro. A mudança de local trouxe novo fôlego: salas de aula padronizadas com forro acústico, suporte para guardar os instrumentos musicais, copa, secretaria... tudo que um espaço de aprendizado tem direito. Desde março, o Cubatão Sinfonia funciona no "Shopping da Comunidade" na Cota 200, na principal avenida do bairro. As novas instalações do Cubatão Sinfonia trouxeram melhorias até mesmo para o espaço comercial, antes, praticamente fechado. Hoje, além do Projeto, o local conta com lanchonete, escritório da CDHU e até igreja.


O Cubatão Sinfonia foi criado em 2007 pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão. O Programa obteve a chancela do Ministério da Cultura e o apoio da Prefeitura de Cubatão. O projeto inicial que tinha apenas 30 alunos cresceu, e hoje são atendidos mais de 130 moradores das Cotas e de outros bairros próximos como Fabril, Água Fria e Pinheiro do Miranda.


Com a adaptação rápida dos jovens, foi possível montar grupos como a Camerata de Violões, quartetos, quintetos, sextetos de metais e até uma Orquestra Jovem com cerca de 40 integrantes. No repertório estão canções que vão de Beethoven a Elvis Presley, passando pelo tema musical que foi sinônimo das vitórias de Ayrton Senna na Fórmula-1. A próxima apresentação da Orquestra é dia 8/7 às 18h na Escola Estadual Maria Helena Duarte, na Cota 200, encerrando o Festival de Inverno do colégio.


O Programa tem, ainda, outros grupos como a Fanfarra com 25 alunos e a Linha de Frente que conta com 20 adolescentes, trabalho esse coordenado por Sílvia Maria Silva Santos, criadora da Linha de Frente de Banda Musical de Cubatão, pioneira na elaboração de coreografias no estilo militar e ganhadora de inúmeros prêmios estaduais e nacionais. Cubatão Sinfonia, um projeto "de filho para pai" - muitas mães confirmam a mudança de comportamento de seus filhos depois que entraram no Projeto. A maioria relata que os jovens melhoraram as notas no colégio e passaram a ter mais disciplina em horários, por exemplo. Para elas, o objetivo do Cubatão Sinfonia, que é tirar as crianças da rua, dando oportunidade de aprendizado, está sendo plenamente cumprido.


E embora tenha sido criado focando os jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social, de algum tempo para cá, o Programa abriu as portas para adultos também. Os pais dos estudantes foram os primeiros a se inscrever. A grande maioria optou pelo canto coral, mas há quem se aventure em aprender a tocar instrumentos musicais. Um exemplo disso é o seu Joelito Santos de Araújo, de 45 anos. O motorista sempre se encantou ao ver o filho Pedro Olímpio, de 11 anos, participar da Orquestra Jovem e decidiu, então, frequentar aulas de violão. Para ele, o Projeto preenche o vazio que há dentro da alma das crianças, adolescentes e dos adultos: "Qualquer coisa que venha de bem para nossa comunidade temos que abraçar e colocar no coração", afirma seu Joelito.


Texto: Morgana Monteiro

Fotos: Rodrigo Fernandes


Cubatão Sinfonia ganha sala de aula da E.E. Maria Helena Duarte Caetano

A música vai estar mais perto de muitos jovens moradores dos bairros Cota, um dos mais carentes de Cubatão. O Projeto Cubatão Sinfonia amplia sua rede de atendimento com um espaço dentro da Escola Estadual Maria Helena Duarte Caetano, na Cota 200. A direção da escola deu a oportunidade para que os ensaios da Orquestra Jovem, da Fanfarra e da Linha de Frente aconteçam, aos fins de semana, no pátio do Colégio.


As aulas e ensaios de grupos menores como a Camerata de Violões e Coral, por exemplo, continuam acontecendo na Sede do Projeto que funciona dentro do Shopping da Comunidade. Para os mais de 140 jovens incluídos no Cubatão Sinfonia, a liberação da escola em que passam grande parte da manhã ou da tarde é uma vitória, pois aproxima os colegas de classe da arte musical, também.


Texto: Morgana Monteiro





Jardel Correa - Desenvolvimento Web